sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Visita Técnica à Polícia Militar do Ceará



Com a finalidade de conhecer a experiência de Policiamento Comunitário praticado pela Polícia Militar do Ceará – “Ronda do Quarteirão”, bem como homenagear os gestores de Postos Comunitários de Segurança que se destacaram no desempenho de suas funções no ano de 2010, o Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PMDF organizou uma visita técnica ao estado do Ceará dos dias 05 a 10 de dezembro do corrente ano.
A delegação foi composta pelos Majores Nascimento e Casimiro (CPCDH), Capitão Adriana Lira (CPCDH), Tenente Wegrisson (14º BPM), ST Medeiros (27º BPM), Sargento Antunes (16º BPM), Sargento Nonato (9º BPM), Sargento C. Emílio (14º BPM), Sargento Adnoel (CPCDH), Sargento Elias (2º BPM), Sargento Deives (8º BPM) e Soldado Karine (CPCDH). A comitiva foi recebida em Fortaleza pelos Coronel Werisleiky Matias e Major De Paula, comandante e subcomandante, respectivamente, do Batalhão de Policiamento Comunitário CEL PM José Israel Cintra Austregésilo. Os oficiais superiores sintetizaram o programa “Ronda do Quarteirão” em um tripé: 1º - formação humanitária e técnica do efetivo; 2º – Tecnologia: as ações somam R$ 120.000.000,00 (cento e vinte milhões) de reais em investimentos; 3º – Projetos sociais voltados para a comunidade: Ronda Cultural e Turminha do Ronda.
O programa foi implantado em novembro de 2007 em cinco áreas-piloto e atualmente está presente em 97 (noventa e sete) áreas, com efetivo de aproximadamente 4.500 (quatro mil e quinhentos) policiais, 250 (duzentas e cinquenta) viaturas Hilux SW4 e 130 (cento e trinta) motos. Nessa modalidade de policiamento, as viaturas da ronda do quarteirão ficam limitadas a um perímetro de 1,5 km a 3 km quadrados, o que permite um tempo de resposta de 5 minutos entre o chamado da viatura e o atendimento da ocorrência. As viaturas são equipadas com GPS, computador de bordo e celular. Uma espécie de "cerca eletrônica" registra se a viatura sair do seu perímetro, o que somente é permitido em caso de apoio a outra viatura, sendo que todas elas são monitoradas em seus deslocamentos.
A co-irmã avalia que o “Ronda do Quarteirão” conseguiu resgatar, em boa parte, a credibilidade da população no trabalho da Polícia Militar, diminuiu o tempo de resposta no atendimento a ocorrências mais corriqueiras que envolvem a rotina do policiamento comunitário, aumentou o número de apreensões de armas de fogo, diminuiu o número de ocorrências diárias não atendidas (de 2000 para 40) e tem sido um grande vetor na política de segurança pública do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário